A Verve e a Facúndia
Luís Fernando Veríssimo escreveu um texto no qual afirmava que algumas palavras da língua portuguesa deveriam significar outra coisa que não o delas mesmas, como hermeneuta, por exemplo.
E eu encontrei duas que deveriam significar realmente outra coisa, porque acho que a inspiração e a eloquência deveriam ser representadas por palavras mais bonitas.
Fiz até uma história matuta para mostrar minha opinião. Espero que gostem. Vamos lá:
"Hoje conheci duas irmã gêmia, muita bunita, tão bunita que inspira os poeta e as falação. São muita irudita. Mas u que num gostei muito foi os nomi dela. Bem que pudia ser uns nomi mais bunitinhu, tamém.
Quem são ela?
A Verve e a Facúndia.
Ô nomizins mais feim. Cheguei até a pensar que Verve era um tar de bichu no estômo qui u médicu me passô uns remédiu pra matar esses dia. Pensei que ouvi ele dizer: Tome uns remédio pra verve.
E ocês precisa vê é a tar da abundância da Facúndia. Num é a toa que os poeta se inspira, eles fica babando.
Mais vai vê no diciunário. É, eu sô sem intrução, mas sei vê as coisa no diciunário.
Si ocês num qué ir vê, intão digo:
Verve é a imaginação que estimula o poeta, o orador, o artista. É Graça, vivacidade de espírito.
Facúndia: Abundância em palavras. Eloqüência. Facilidade para falar.
Dispôs mi diz se u que a Verve e a Facúndia faiz num é bunitu!? E elas tamém num mericia uns nomi mais bunitu, tipu Cremirda e Rosafrô?"
*******
Prova do Enem pra todo mundo passar
Conforme exigências da UNESCO/ONU, o Brasil deve apresentar dados satisfatórios na Educação, com o máximo de alunos aprovados em quaisquer níveis de ensino. Por isso, aliado ao que agora todo mundo fala de politicamente correto (se bem que não sei se política já foi alguma vez correta) foi feito o novo caderno do MEC, transformando o Português em uma linguagem bem acessível a todos os estudantes.O pessoal do Enem, por sua vez, inspirado na cartilha do MEC, elaborou uma prova para todo mundo acertar tudo. As questões foram vazadas por um funcionário do alto escalão do MEC, que levaria os dados da educação brasileira à ONU. O alto funcionário deixou vazar não foi por nada não, é pra ver se o Brasil fica bem na fita, pois mesmo com todas as facilidades, ainda se corria o risco de alguém ser reprovado. Vendo algumas alternativas das respostas, dá pra perceber o desespero do Ministério da Educação em corresponder às expectativas da ONU. Eis a prova:
MATEMÁTICA1) Um mais um é: a) Não sei; b) Quero ajuda dos universitários; c) Dois; d) Passo; e) Dois; f) Não sei Filosofia; g) Já falamos que é DOIS, DO-IS! h) Marque C, E ou G, pelo amor!
PORTUGUÊS2) Marque o termo errado: a) Faixa etária de preço; b) Cálculo biliar; c) Triângulo das bermudas; d) Eu não sei o que é termo; e) Marque a letra A! f) Pode errar quantas? f) Letra A, já disse! g) Estou em dúvida entre a B e a C; h) É a LETRA A, SEUS BANDO DE JUMENTO! i) Acho que MENAS a letra A; j) PRESTENÇÃO! é AAAAAAAA!
3) Onde não há metáfora: a) Ele é meu braço direito; b) Essa ajuda é uma mão na roda; c) O Pão de Açúcar está cheio de formigas; d) Eu não sei o que é Metáfora; e) É a letra C! a C!!!!!! f) Faltei nesse dia; g) Ainda não entendeu que é a C? Quer que eu desenhe? h) Quero.
4) O plural de lápis é: a) Lápis; b) Lápises; c) Estojo; d) Caixa com 6 ou 12; e) Eu não sei o que é plural; f) Lápis já está no plural! g) Leia meus lábios: LETRA "A" ou "F". h) Não sei nem ler letra, quanto mais lábios!
5) Marque a palavra proparoxítona: a) Café; b) água; c) árvore; d) Que @#$%¨é proparoxítona? e) Acertou quem marcou a letra C. f) Entenda, POR FAVOR, que a C é a certa! g) Vou "xutar" a B; h) Chuta a árvore, A ÁRVOREEEEEE!
INFORMÁTICA6) Qual o símbolo da arroba? a) % b) @ c) & d) Uma cabeça de boi. e) Um boi inteiro. f) É o azinho com o rabo comprido enrolado que nem um gato. g) Letra B, letra B! h) Suplico que marque a letra B! i) Isso já está passando dos limites. j) Tá bom, pode ser a F, também. k) Eu sabia que era um bicho. Não lembrava se boi ou gato.
ESTUDOS SOCIAIS7) Nas Forças Armadas, Brigadeiro é: a) Um doce; b) Um amor; c) Um fofo; d) Um soldado muito enfezado; e) Um lutador de MMA; f) A maior patente da Aeronáutica; g) Marque a letra F, POR FAVOR!
HISTÓRIA8) Quem disse "Vim, vi e venci"? a) Schumacher; b) Maguila; c) Bernardinho; d) Zé Roberto e as meninas do Vôlei; e) Dilma; f) O general romano Júlio César; g) não deixa passar, marca logo a F! h) Silvio Santos; i) Pra quê tu continuaste a ler, criatura? É a F! j) Capitão Nascimento; k) VOLTA LÁ PRA LETRA EFEEEEEE!
9) Que navegador português, cujas inicias são P, A e C, descobriu o Brasil?a) Pedro Álvares Cabral;b) Vasco da Gama;c) Não perde tempo e marca logo a A!d) Paissandu;e) Timão! Timão!f) Só pode ser o Corinthians, porque tem uma âncora e dois remos no símbolo, significando que veio remando num daqueles navios com um monte de lençol estendido nos poste.g) Deixa de enrolação e marca logo a AAAAAAA!
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA10) Leonardo Da Vinci pintou: a) A Mona Lisa; b) A Mona Áspera: c) A Mona Escorregadia; d) LETRA A! LETRA AAAAA! e) A Mona Sabão; f) É a A, seus nó cego! g) A Monarquia; h) O sete; i) A saracura; j) Erra essa pra ver quem vai pintar a saracura!
*******
Não sei, Enem quero saber
De novo o Enem é Notícia. E mais uma vez registro uma prova que vazou:
Língua Portuguesa1) Qual o tratamento dado ao Reitor? a) Supimpa b) Estupendo c) Magnífico d) Apoteótico e) O cara
2) Em qual frase o futuro do indicativo do verbo "estudar" foi usado indevidamente? a) Eu estudarei ontem; b) Tu estudarás amanhã; c) Eu vou é ficar na tua cola; d) Tu me dirás as respostas da prova; e) Eu não sei o que é verbo; f) Muito menos o que é indicativo; g) Não me preocupo com o amanhã, só o hoje interessa; h) Estudar pra quê, se o futuro é a morte?
Geografia1) Onde se localiza o Triângulo das Bermudas? a) Na etiqueta b) No bolso c) Naquelas costurazinhas da bainha tá cheio de trianglinho d) Nunca reparei que bermuda tinha triângulo e) Oceano Atlântico, entre o sul dos EUA e América Central f) Ali onde tudo some? Vai ver, sumiu! g) O dono das bermudas que vá procurar onde está, tenho mais o que fazer.
2) Onde fica o Canal da Mancha? a) Na minha TV é que não é, ela não tem defeito. b) Minha TV não sintoniza esse canal. c) Em um dente cariado. d) É aquele da propaganda do Omo? e) Não tenho mais esse problema, comprei Vanish. f) Confie no rosa, esqueça as manchas. g) Entre a França e a Grã-Bretanha, mas não dá pra ver direito porque está tudo manchado devido a um vazamento de óleo, daí o nome de Mancha.
Literatura1) Karl Marx escreveu: a) O Capital b) O Interior c) As demais localidades d) Não leu e o pau comeu.
2) "Ser ou não ser" é uma célebre frase de: a) Huuuuummmm, já entendi b) Cantoras da MPB c) Zeca Camargo d) Hamlet, mas ele era muito ômi e) Tá me estranhando?
História1) Quem disse a frase "Nunca tantos deveram tanto a tão poucos"? a) Os donos das bandeiras de cartões de crédito; b) Os vendedores de carro, depois que o governo zerou o IPI; c) Os corretores de imóveis, em uma reunião para avaliar os lucros das vendas. d) O dono bonzinho (pra não dizer "abestado") do armazém lá da esquina, que vendia fiado pra todo mundo da rua. e) O Primeiro Ministro britânico Winston Churchil, na Segunda Guerra Mundial;
2) Que imperador decretou o Bloqueio Continental? a) Napoleão Bonaparte, da França b) Napoleão Bom no Todo, da Europa c) Napoleão Bom só num pedacinho, do Liechtenstein d) Algum jogador de vôlei Bompracarambanarede e) Adriano, aquele do futebol, mas tenho dúvidas se ele é bom mesmo.
*******
Redassão
Passei meu mestrado (2004 a 2006) cascaviando sites e notícias na mídia sobre redações de vestibular.
O resultado: 99% dos sites repetiam as informações uns dos outros, publicavam as mesmas frases, mas com algumas diferenças: alguns diziam ser de redações de vestibular; outros, do Enem; outros, que eram da universidade tal ou que eram de anos diferentes. Um monte de informação desencontrada. Achei até um autor demonstrando que um dos sites havia plagiado um livro dele, no qual havia publicado as tais frases.Alguém estava me enganando, coisa que não se faz.Então, lembrei de duas frases que ajudaram minha dissertação. Elas foram MESMO de um vestibular aqui da Universidade Federal do Amazonas, no final da década de 80, mas até hoje não me saem da cabeça. O tema era a Amazônia, pra "variar um pouquinho de assuntos regionais". Ei-las (ei-las... baixou a pavulagem*):
"A Amazônia é a mãe espalmada de Deus".
"A Amazônia é o futuro do amanhã".
Ainda tento criar na minha mente o que seria uma "mãe espalmada". Pensei na floresta como uma grande "mãe da vida". Aí vejo uma mulherzona com jeito de mãe deitada no chão verde. Mas não me convenci, confundi as coisas, "mãe espalmada" não é a mesma coisa que "mãe esparramada".
Teria sido esta frase a inspiradora do filme Avatar? Ah, vá, tá.
Quanto ao "futuro do amanhã", ontem mesmo vi uma matéria com um repórter, uma senhora e um monte de menino na canoa. O repórter perguntou para a mulher (creio que era responsável pela garotada) o que ela sentia quando via aquela patota ali reunida indo pra não sei onde, acho que estudar. Ela respondeu:
- Eles são o futuro do amanhã, né?
Espero que não. Se forem, juntando as crianças e a Amazônia, que também é o futuro do amanhã, então quando, my God do sky, esse futuro chegará? Já viram o tamanho da Amazônia?
Ah, pelo cúmulo da coincidência, só pra apoteosear (KKKKKKKK, arf, arf, essa foi boa), lembrei agorinha que quando comecei a escrever a minha dissertação, tarde da noite, ouvi lá fora, em um carro, o Roberto Carlos cantando
E até os erros do meu português ruim E nessa hora você vai lembrar de mim...
Então... tá!
* Pavulagem é uma palavra muito usada na região, pra dizer que uma pessoa é metida a besta.
*******
Você é bom em interpretação de texto? Teste aqui.
1) Na frase "O rato roeu a roupa do rei" pode-se concluir que:a) O rei só tinha uma roupa;
b) O Palácio precisa ser dedetizado;
c) O Palácio não tem serviçais para limpar tudo e por isso tem rato;
d) O rei é um desleixado por não contratar serviçais nem chamar a dedetização;
e) O rato ficou famoso e saiu na capa das revistas de moda e de celebridades, e nos programas de entrevistas talk show;
f) Foi só uma mordidinha;
g) O reino precisa urgentemente mudar de rei, porque uma criatura que deixa um rato roer a própria roupa não tem competência para dirigir um país;
h) Tem rato no palácio porque o rei simpatiza com seus pares;
i) O rei mandou destruir todas as ratoeiras do reino para que ele mesmo não ficasse preso numa delas.
2) "Um elefante incomoda muita gente" significa que:
a) Ele fez cocô;
b) Ele fez xixi;
c) Ele soltou pum;
d) Ele vomitou;
e) Ele fez tudo isso;
f) Onde já se viu pessoas ficarem perto do elefante, fazendo não sei o que para serem incomodadas?
g) O elefante é que deveria ficar incomodado com tanta gente por perto.
3) No anúncio "Precisa-se de empregada que durma no emprego" pode-se afirmar que:
a) A empregada não vai fazer nada, só dormir no emprego;
b) A empregada não precisa se preocupar em levar roupa de serviço, mas deve levar o pijama, as pantufas e o travesseiro;
c) A empregada tá feita na vida com um emprego desses;
d) A patroa vai ter trabalho de viver acordando a empregada;
e) Todas estão corretas.
4) Na frase "desculpe o transtorno" você:
a) Deve ir a casa do Sr. Transtorno ter uma conversa com ele;
b) Não deve guardar mágoa do Sr. Transtorno;
c) Deve desculpar o Sr. transtorno;
d) Deve primeiro saber o que o Sr. transtorno lhe fez para que você o desculpe;
e) Deve primeiro saber quem é o Sr. transtorno para que você o desculpe;
f) Não deve se preocupar, porque você nem conhece o Sr. Transtorno, nem sabe se ele lhe fez alguma coisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário